SOBRE O PROJETO


O projeto BEE2B tem como objetivo desenvolver um equipamento de fabricação aditiva por deposição de filamento fundido (FFF) de precisão que vá ao encontro do conceito de Indústria 4.0, com garantia de fiabilidade, durabilidade e, acima de tudo, qualidade das peças impressas, tornando mais eficaz a execução de protótipos e produção de pequenas séries no menor tempo possível.

Apresentando-se como uma tecnologia bastante promissora para o segmento Profissional e Semi-Industrial, a fabricação aditiva FFF pode representar, efetivamente, uma nova revolução industrial, tendo como vantagens principais o baixo tempo de fabrico, maior complexidade de formas e benefícios ao nível ambiental, considerando a elevada eficácia de utilização de matéria-prima comparativamente com os processos convencionais. Este equipamento de fabricação aditiva representará uma evolução significativa da tecnologia de impressão FFF, através do desenvolvimento proposto de dois subsistemas eletromecânicos e um sistema integrado de gestão de produção, apresentando vantagens significativas ao nível do tempo total de produção de objetos, da redução da complexidade do processo de impressão e com qualidade equivalente a máquinas de impressão de porte industrial.

Outras vantagens passam pela capacidade de monitorização remota da execução de impressão em tempo real e planeamento da produção de forma eficiente, possibilitando assim o aceleramento do desenvolvimento nos sectores profissionais e semi-industriais.O plano de trabalho prevê o desenvolvimento de várias provas de conceito até à validação da tecnologia em ambiente operacional. Os diversos testes previstos no programa do projeto visam garantir a fiabilidade na exploração das potencialidades de aplicações da tecnologia em empresas promotoras. O consórcio do projeto é liderado pela BEEVERYCREATIVE, empresa de desenvolvimento de soluções para impressão 3D, em colaboração com a Grandesign, a Distrim2 e a Cadflow, empresas de engenharia, desenvolvimento de produto e software e de produção de componentes plásticos, e o CTCV, entidade de I&D de referência nas áreas dos materiais e das tecnologias de fabricação.


OBJECTIVOS ESPECÍFICOS




Analisar os materiais poliméricos que se adequem às exigências da indústria, realizando ensaios laboratoriais para a caracterização das matérias-primas, dos materiais após processamento e das peças produzidas.

Desenvolver e executar um protótipo de equipamento de impressão para a fabricação aditiva de materiais poliméricos.



Produzir peças para validação e demonstração das capacidades e potencialidades desta tecnologia de fabrico aditivo.

Disponibilizar uma tecnologia de produção adequada às necessidades e às especificações do mercado Profissional/Semi-Industrial.




CRONOGRAMA DO PROJETO





ATIVIDADES A REALIZAR




1

Estudos preliminares e especificações técnicas

Revisão do estado da arte, incidente nas especificidades das soluções propostas neste projeto, fazendo o benchmarking relativamente ao segmento tomador da tecnologia (Profissional/Semi-Industrial) e avaliação dos requisitos do equipamento face ao estado de arte e definir as especificações técnicas do equipamento a desenvolver assim como os seus subsistemas.

2

Desenvolvimento de subsistemas da tecnologia

Desenvolver, executar e testar subsistemas mecânicos, eletrónicos e de software. Execução de provas de conceito da UI dos sistemas, de modo a ganhar conhecimento para implementação de mecanismos que permitam a adequação à industria 4.0.

3

Desenvolvimento da tecnologia

Desenvolvimento, execução e validação de uma plataforma de testes, de modo a avaliar o desempenho dos vários subsistemas do equipamento como um todo. A qualidade das peças impressas e uma avaliação HMI fornecerão uma base para a reformulação dos sistemas na Atividade.



4

Validação de tecnologia em ambiente de uso

Reformulação e execução do equipamento piloto com base nas especificações da Tarefa 1.2 e elaboração de casos de estudo para validação das tecnologias de fabricação aditiva desenvolvidas em ambiente operacional.

5

Análise de exequibilidade e disseminação de Resultados

Esta atividade tem como objetivo realizar uma súmula dos resultados do projeto ao nível técnico, uma avaliação da exequibilidade das soluções desenvolvidas e respetivos custos, o planeamento de exploração e a divulgação dos resultados.

6

Gestão
do projeto

Nesta atividade será desenvolvida toda a componente de gestão e coordenação do projeto, incluindo a análise e avaliação da exequibilidade das várias fases do projeto.



O CONSÓRCIO




A estratégia associada à constituição do consórcio assenta na conjugação de competências e valências complementares dos cinco promotores. Liderado por uma empresa especializada em soluções para impressão 3D, o consórcio foi assim constituído com base na necessidade de conjugar competências científicas e técnicas específicas. Todos os copromotores deverão complementar-se de forma coerente, tendo cada um as suas responsabilidades devidamente preestabelecidas, podendo-se definir as principais áreas de atuação da seguinte forma:










RESULTADOS




Quadro resumo dos entregáveis

Deliverables

Nº do Entregável Nº da Tarefa Título do Entregável Data Tipo de Entregável Nível de Divulgação
E1.2 T1.2 Especificação técnica do equipamento 28-02-2018 Documento Confidencial
E2.4 T2.4 Subsistemas protótipos da impressora 30-09-2018 Protótipos Confidencial
E3.3 T3.3 Protótipo da impressora 31-12-2018 Protótipos Confidencial
E4.3 T4.3 Equipamento piloto 30-06-2019 Protótipos Confidencial
E5.1 T5.1 Análise de viabilidade e plano de exploração 30-09-2019 Relatório Confidencial

Quadro resumo dos marcos

Milestones

Nº do Marco/ Milestone Nº da Tarefa Data Título do Marco/Milestone Meios de Verificação
M2.1 T2.5 30-09-2018 Conclusão do desenvolvimento do Subsistema Extrusor Rotativo e Variável Protótipos
M2.2 T2.5 30-09-2018 Conclusão do desenvolvimento do Subsistema Superfície de Impressão Rolante Protótipos
M3.1 T3.4 01-01-2019 Obtenção do Protótipo do Equipamento Protótipos
M4.1 T4.4 31-05-2019 Obtenção do Equipamento piloto Protótipos

Powered by BEEVERYCREATIVE